sábado, 14 de maio de 2011

Histórico das igrejas do Paulista Secretaria de Turismo, Cultura, Desportos e Juventude

Secretaria de Turismo, Cultura, Desportos e Juventude



 





IGREJA DE SANTA ISABEL 

LOCALIZAÇÃO: Praça Agamenon Magalhães - Centro
VIAS DE ACESSO: PE-15 / BR-101 Norte  

     A igreja data de 1946, mas só foi inaugurada em 1950. Seu estilo é gótico, tendo a sua fachada e paredões laterais toda em tijolo aparente, assim como o seu interior. Possui três portas e uma única torre sineira no centro do seu frontão, duas tribunas e um coro, nave única e arcadas com janelas em vitrais. Seu altar-mor é simples, ladeado por dois altares laterais.
     No altar do arco-cruzeiro se vê a inscrição: Santa Elisabeth Regina, por ter sido construída pela família Lundgren em homenagem à D. Elizabeth Regina, matriarca da família.  Como não existe nenhuma santa com esse nome, a igreja ordenou que se denominasse Igreja de Santa Isabel.

IGREJA DE NOSSA SRª DA CONCEIÇÃO DOS MÉDICOS 

LOCALIZAÇÃO: Às margens da PE  01 - Praia do Janga.
VIAS DE ACESSO: PE-01 e PE-22 

     Esta igreja data do século passado, já existindo em 1812. Seu estilo é colonial, sendo sua fachada composta por uma única porta. Na parte inferior é ladeada por dois pórticos que, provavelmente, davam acesso a corredores laterais, na construção original.
     Não tem sineiras e seu frontão é decorado em trabalhos de massa. Possui no interior nave única, apenas com a mesa de celebração. Pode ser visitada mediante solicitação. Encontra-se em regular estado de conservação e em processo de restauração

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO Ó 

LOCALIZAÇÃO: Às margens da PE-01- Nossa Srª do Ó
VIAS DE ACESSO: PE-15 e PE-22 

     A igreja data de 1811, no local onde existia antes uma capela. Seu estilo é colonial, sendo sua fachada composta por uma porta central e duas janelas avarandadas na parte superior. Sua torre sineira é localizada à direita.
     Possui nave única sendo seu coro em madeira trabalhada. O altar é simples, estando conservado. Tem arcada e púlpito em madeira com base em pedra.
     Ao lado esquerdo da igreja está um antigo cemitério. No inicio da construção da atual igreja, segundo lenda, apareceu uma fonte cuja água era milagrosa e curava os doentes. Por volta de 1810, com a igreja ainda em construção, o local era de intensa romaria e formou-se um aglomerado de pequenas casas, próximas a ela, para hospedar doentes que vinham em busca de cura. Encontra-se em bom estado de conservação.

IGREJA DE SÃO JOÃO DA BARRA
 MANSA 

LOCALIZAÇÃO: Situa-se em frente ao Rio Timbó
VIAS DE ACESSO: PE-15 / PE-22 

     A igreja data de 1888, tendo sido construída por nativos de Maria Farinha. Sua fachada é simples, sendo composta por uma única porta. Não tem torre sineira, porém, há um sino em cima do seu frontão. O interior é simples. Suas características construtivas foram adulteradas e a ampliação feita em 1990 a deixou ainda mais descaracterizada.

CAPELA DE SANTO ANTÔNIO 

LOCALIZAÇÃO: Centro Vocacional do Sagrado Coração de Jesus - Jardim Paulista.
VIAS DE ACESSO: BR 101e PE-15 

     Construída por Gonçalo Mendes Leitão, em 1555, tendo sido consagrada pelo segundo bispo do Brasil, Dom Pedro Leitão em 1559. Representa um importante marco histórico no povoamento da região. Em 1731 foi reconstruída, avançando um pouco mais da sua primitiva situação.
Sua fachada é simples sendo composta por uma única porta, na parte inferior, e duas janelas, na parte superior. Seu interior conta com nave única e altar-mor com imagens de santos em gesso. Pode ser visitada mediante solicitação. Foi restaurada em 1988, encontrando-se em bom estado de conservação.

IGREJA DE NOSSA SRª DOS PRAZERES (RUÍNAS) 

LOCALIZAÇÃO: Reserva Ecológica Mata  do janga
VIA DE ACESSO: PE-15 

      Foi construída em 1656 por Fernandes Vieira, uma Capela da Invocação de Nossa Senhora dos Prazeres. Desmembrada, em 1691, da freguesia da Sé de Olinda, foi transformada em sede de um Curato. Em 1719, teve o predicamento de paróquia e matriz da freguesia. A decadência da Matriz de Maranguape data da transferência da sede paroquial de sua igreja para a capela de Nossa Senhora do Ó, da praia de Pau Amarelo, em meados do século XIX.
      Em 1908, a velha Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres ainda estava de pé, embora bastante estragada e sua freguesia contava com uma população de 800 habitantes. No final  da década de 50, a Igreja foi incendiada. Hoje encontra-se  em estado de ruínas.

Pesquisar

 

Luart sites