sexta-feira, 15 de abril de 2011

Vandalismo no Cemitério de Paulista-PE

 
O Cemitério Municipal Campo Santo São José foi mais um alvo dos vândalos, que vêm atuando no município do Paulista. Desta vez, o grupo pichou a fachada, o velório e as sete alas de gavetas do local e deixou consternados os parentes das pessoas que ali foram sepultadas. Esse tipo de ato vem se tornando mais frequente nos últimos dois meses, de acordo com a população. Alguns pontos da cidade como escolas também já foram pichados. A ação preocupa por ser recorrente. A Delegacia de Paulista abriu investigação para tentar identificar os suspeitos de terem pichado o cemitério e, consequentemente, para saber se é o mesmo grupo que causando prejuízos em outros prédios públicos.

De acordo com o diretor do cemitério José Carlos Alves, ainda não foi feito um cálculo do prejuízo. Mas praticamente toda a área do local terá que passar por uma manutenção na pintura. “Estou aguardando a chuva dar uma trégua para fazer o orçamento da obra. Quero poder fazer isso o mais rápido possível porque quando as pessoas chegam para fazer o velório aqui, ficam indignadas com as paredes todas pichadas. É o tipo de respeito ao qual eles têm direito e, diante da situação, independe de nós”, explicou José Carlos.

Com relação à segurança no local, o diretor do cemitério disse que existem dois guardas municipais, mas que nenhum deles presenciou a ação do grupo. “Eles devem ter entrado de forma muito ‘discreta’ para não serem percebidos”, disse. João Carlos acredita que eles já devem ser experientes nesse tipo de ação, por isso, não devem ter sido flagrados.

O ato de vandalismo também foi tema de debate no fórum de jornalismo colaborativo, o Cidadão Repórter. O internauta João Cabral afirmou que ficou indignado com pichação. “Não é possível que eles não poupem nem o cemitério. As famílias vão enterrar seus parentes e precisam que o lugar, pelo menos, esteja em boas condições. Já vi várias pichações em escolas também. Não adianta só reclamar. Algo, de fato, precisa ser feito para deter esses vândalos”, ressaltou o cidadão repórter.

A investigação está sendo coordenada pelo delegado Davi Medeiros. Esta semana uma equipe da DP esteve no cemitério para fazer um levantamento para dar início às investigações. “Vamos solicitar que seja feita uma perícia no local e começar a ouvir os funcionários do cemitério. Assim que eles forem identificados, devem responder por crime de dano ao patrimônio. Caso seja constatado que andem em grupos, podem também responder ao inquérito por formação de quadrilha”, explicou Davi Medeiros. Ele não descartou a possibilidade de ser um mesmo grupo que esteja atuando na depredação dos prédios públicos.


 

Nota de falecimento

Faleceu na manhã desta terça-feira o ex-vereador Geraldo Sobral, conhecido popularmente como “Pelado”, o ex-vereador era um lutador sempre tentando buscar uma qualidade de vida melhor para os paulistenses, era uma pessoa bem extrovertida, que ao longo de sua vida publica desempenhou um bom serviço junto ao legislativo municipal.
 Histórico

Geraldo de Almeida Sobral

Geraldo de Almeida Sobral, natural de Cachoeirinha/PE. Morador da cidade do Paulista por mais de 40 anos, começou sua vida profissional como cobrador de ônibus, na empresa Oliveira. Foi crescendo profissionalmente junto à empresa.
Elegeu-se vereador na época que não era remunerado no ano de 1969. Teve 06 mandatos, foi presidente da Câmara por 02 vezes. Em 1996 não teve mais o interesse em se candidatar, optando por participar só contribuindo com a política municipal e também ajudando a outros atores políticos a construir o seu mandato.
 Pelado, como era carinhosamente conhecido pelos seus amigos e eleitores, sempre foi convidado a prestar assessoria na política do município e também em todo Estado.
 O corpo de Geraldo Sobral está sendo velado na Câmara de Vereadores do Paulista e será sepultado nesta quarta-feira dia 13/04 às 10hs no cemitério Campo Santo São José na cidade do Paulista.

Cemitério Municipal do Paulista é alvo de pichações


Cemitério Municipal do Paulista é alvo de pichações


O cemitério público Campo Santo São José, em Paulista, na Região Metropolitana, foi alvo de vândalos na madrugada deste sábado (09). As paredes da sala onde são realizados os velórios e alguns
túmulos foram pichados pelos criminosos.
De acordo com o diretor do cemitério, José Carlos Alves, a segurança do local é feita por dois guardas municipais. Mas, segundo ele, nada foi notificado pelos vigilantes. O diretor afirmou, ainda, que é a primeira vez que isso acontece.
"Eu vou procurar o comandante da Guarda Municipal, como também vou procurar a Polícia Civil para fazer a queixa e tomar as devidas providências", diz José Carlos.




Pesquisar

 

Luart sites